Site Oficial MRE

www.ieadmre.com

terça-feira, 13 de julho de 2010

Nova lei quer proibir pais de dar palmada em crianças

Pais, professores, cuidadores de menores em geral podem ficar proibidos de beliscar, empurrar ou mesmo dar "palmadas pedagógicas" em menores de idade. Um projeto de lei que proíbe a prática do castigo físico será assinado amanhã pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para marcar os 20 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Estamos vivendo no período chamado de pós-modernismo, onde a educação para ser um tema urgente. Esta nova lei irá proibir os pais de dar palmadas ou qualquer outro castigo físico. Se por um lado terá um efeito positivo, pois infelizmente muitos são os pais e educadores que espancam as crianças. Por outro lado terá um efeito negativo, pois esta lei vai contra os princípios bíblicos.

Educação é um tema prioritário nas Escrituras, Deus é o nosso pai, e qual pai em perfeito estado mental, que não zela pelo seu filho? Se nós, homens falhos e imperfeitos, lutamos para zelar e educar da melhor forma possível, imagine o Pai Celeste.

Tanto no velho testamento como no novo testamento, percebemos o cuidado de Deus com a família, o texto em Provérbios 22.6 nos ordena: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”. A palavra hebraica para “instruir” significa “dedicar”.

Os pais devem comprometer-se a ensinar e disciplinar seus filhos de modo agradável a Deus, o ensino bíblico no lar tem como propósito a dedicação dos nossos filhos a Deus. O resultado do cumprimento deste mandamento é “até quando envelhecer, não desviará dele”. Uma criança bem ensinada pelos pais, nos princípios bíblicos, dificilmente desviará dos caminhos do Senhor, claro que neste texto acima não é uma garantia total que a criança ao crescer nunca se desviará, todavia, mesmo que isso aconteça, os ensinamentos estão plantados no coração e chegará o momento de voltar para o Pai Celeste (Lc 15.11-32).

Enquanto o governo brasileiro luta para tirar o direito dos pais de dar palmadas, a bíblia esclarece: “ O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que ama, a seu tempo, o castiga” (Pv 13.24).

“As escrituras ordenam que os pais disciplinem com “vara” a seus filhos, nos seus anos formativos, isto é, na infância. Castigo físico só deve ser aplicado à criança em caso de desobediência proposital ou como desafio” (Bíblia de Estudo Pentecostal).
“ Castiga seu filho enquanto há esperança, mas para o matar não alcançarás a tua alma” (Pv 19.18).

É dever dos pais educar os filhos, enquanto há oportunidades de moldar suas vidas para o bem e ensinar-lhes os caminhos de Deus. Se os pais forem negligentes, tornam-se em parte culpados da ruína posterior que atinge a vida de seus filhos.

Ao contrário da maioria dos pedagogos, que acreditam que não é necessário corrigir uma criança com vara, o sábio Salomão inspirado por Deus assevera: “Não retire a disciplina da criança, porque, fustigando-a com vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com vara e livrarás a sua alma do inferno” (Pv 23.13,14).

Conclusão

Esta lei que quer proibir os pais de dar palmadas em crianças, apesar de aparentemente ser boa, trará grandes malefícios, pois se corrigindo com “vara” não está fácil educar as crianças de hoje, muito mais sem utilizá-la. O resultado será uma geração de filhos rebeldes, que não respeitam seus próprios pais (Ef 6.1,2). Filhos rebeldes, sociedade rebelde.

Em nenhum momento sou a favor de espancamento ou agressão, mas também não sou a favor da suposta proibição, os extremos só fará que percamos o respeito, amor e até mesmo a vida de nossos filhos.

A correção deve ser moderada e bíblica, o que passar disso irá apenas irritar e revoltar os filhos (Ef 6.4). Que Deus nos dê sabedoria para educar os nossos filhos.

“O filho sábio ouve a correção do pai, mas o escarnecedor não ouve a repreensão” (Pv 13.1).

Saudações em Cristo,

Jeancarlo Figueiredo

visite: www.ieadmre.com

10 comentários:

  1. Parabéns pelo belo artigo.
    Que Deus continue lhe usando.

    ResponderEliminar
  2. A PAZ DO SENHOR MEU IRMAO E AMIGO JEANCALO, QUERO LOUVAR A DEUS POR SUA OUSADIA E CORAGEM,NESTES ULTIMOS DIAS QUE ANTECEDE A VOUTA DE JESUS, NAO ESTA SENDO FACIL MANIFESTAR NOSSAS OPINIOES A LUZ DA BIBLIA,POIS OS "homes" JA ESTA COM SUAS MENTES CAUTERIZADAS...DEUS AINDA LEVANTA "ARAUTOS" QUE PREGA A VEDADE, QUE DEUS CONTINUA TE ABENÇOANDO...DE TEU SERVO PR.ARISTEU AUGUSTO

    ResponderEliminar
  3. Estimada irmã Gileane,

    A paz do Senhor!

    Muito obrigado por ter visitado (e comentado) o meu humilde blog.

    Deus abençõe a irmã e o seu esposo (e meu pastor) Eli Felete.

    Em Cristo Jesus,

    Jeancarlo Figueiredo

    ResponderEliminar
  4. Querido pastor Aristeu,

    A paz do Senhor!

    Conto com suas orações, hoje e sempre. Obrigado pelo incentivo.

    Abraços do seu amigo,

    Jeancarlo Figueiredo

    ResponderEliminar
  5. Meu querido irmão, Paz do Senhor. louvo a Deus por sua vida e oro a fim de que, Cristo comtinue te usando poderosamente. de seu irmão em Cristo Eli Felete Domingos.

    ResponderEliminar
  6. Amado pastor Eli Felete,
    A paz do Senhor!

    Muito obrigado por visitar o meu humilde blog. Grato por suas orações, pelo carinho, amizade e companherismo. Deus lhe recompense.

    Em Cristo Jesus,
    Jeancarlo Figueiredo

    ResponderEliminar
  7. Irmão e querido amigo, continue plantando a semente da palavra de Deus, a recompensa virá do Senhor que nunca te desamparará, siga em frente sem olhar para traz, lute sem desaminar. Estamos orando por vc. fique na paz.... Wandreia Karen

    ResponderEliminar
  8. Estimada irmã e amiga Wandreia Karen,

    obrigado pelas palavras de incentivo, obrigado pela amizade sincera.
    Que Deus abençõe vc, o pastor Oséias e o Ezequiel.

    Em Cristo Jesus,
    Jeancarlo Figueiredo

    ResponderEliminar
  9. a paz do sr varao e o jucelio

    ResponderEliminar
  10. Meu irmão e amigo Jucelio,
    A Paz do Senhor!

    Obrigado por acessar meu blog. Deus abençõe os irmãos em Clones, Irlanda do Sul.
    Envia saudações aos irmãos em Newry, Irlanda do Norte. Em setembro estaremos com irmãos na inauguração da nova congregação.

    Abraços
    Jeancarlo Figueiredo

    ResponderEliminar